Pular para o conteúdo

Ranking das melhores escolas públicas de BH em 2022

melhores escolas publicas de bh
Compartilhe

Não há muitas escolas públicas boas em Belo Horizonte. Considerando as notas do Enem e do Ideb, o Colégio Militar de Belo Horizonte é a melhor escola pública de BH, tanto no ensino médio, quanto no ensino fundamental do 6º ao 9º ano. No ensino fundamental básico do 1º ao 5º ano, a Escola Estadual Duque de Caxias, na região do Barreiro, é a melhor escola pública de Belo Horizonte, com Ideb 8.2.

Independente de estar procurando uma nova escola no ensino fundamental ou médio, a escolha de uma boa escola é de extrema importância. Para ajudar nessa escolha, fiz um ranking com as 10 melhores escolas públicas de Belo Horizonte considerando as notas do Enem.

Fiz também outros rankings baseados no Ideb, um com as 10 as melhores escolas públicas no ensino fundamental até o 5º ano, outro com as 10 melhores do 6º ao 9º ano, e por fim as 10 melhores no ensino médio.

Estes rankings foram baseados nas notas do Enem e do Ideb de 2019, último ano em que estes exames foram realizados.

Melhores escolas públicas de BH por desempenho no ENEM

Belo Horizonte conseguiu colocar 3 escolas entre as 10 primeiras do Brasil do Enem, todas elas particulares.

A primeira colocada entre as escolas públicas foi o Colégio Militar de Belo Horizonte, que ocupou a 306ª posição no ranking nacional. Entre as escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, o Colégio Militar ocupou a 7ª posição, sendo considerada uma escola pública muito boa.     

Vemos a seguir as 10 melhores escolas públicas de Belo Horizonte, no ranking do ENEM:

EscolaBairroEnem
Colégio Militar de Belo HorizonteSão Francisco661,98
Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET/MGNova Suíça642,50
Colégio Técnico/UFMGPampulha641,84
Colégio Tiradentes PMMGSanta Tereza598,15
Colégio Tiradentes PMMGGameleira589,50
Colégio Tiradentes PMMGPrado575,43
Colégio Tiradentes PMMGMinas Caixa573,39
EE Professor MoraisPadre Eustáquio575,70
Colégio Técnico de Minas Gerais – COTEMIGFloresta552,31
Colégio Técnico de Minas Gerais – COTEMIGBarroca543,57

Nesse ranking destaca-se:

  • as três primeiras pertencem à rede federal de ensino; 
  • quatro unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais que, somadas ao Colégio Militar, compõem a metade das 10 melhores escolas públicas de Belo Horizonte; 
  • uma única escola estadual de ensino médio regular entra entre as 10 primeiras;
  • somados às duas unidades da COTEMIG, o Centro Federal de Educação Tecnológica/CEFET e o Colégio Técnico da UFMG, mostram que Belo Horizonte possui 3 escolas técnicas públicas dentre as 10 escolas públicas com o melhor desempenho no Enem.

O que é Enem, o principal exame do ensino médio

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, antes do Ideb, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica (ensino fundamental e médio). Ele acontece anualmente e abrange concluintes e os que já concluíram ensino médio.

Com o passar dos anos o exame do Enem foi substituindo os vestibulares para a entrada nas universidades públicas e depois nas particulares.

Uma boa posição no ranking do Enem possibilita também a inserção do estudante nos programas do MEC, Prouni e Fies, para obtenção de bolsas nas faculdades particulares e financiamento estudantil, respectivamente. 

Melhores escolas públicas de BH no ensino fundamental até o 5º ano

A média do Ideb para as escolas públicas do ensino fundamental do 1º ao 5º ano de Belo Horizonte é de 6,2, considerada muito boa. Há, entretanto, uma desigualdade imensa tanto quantitativa quanto qualitativa na oferta do ensino fundamental de 1º ao 5º ano.

Belo Horizonte tem 487 bairros, mas apenas 332 escolas públicas. Considerando que muitos bairros têm mais de uma escola pública, municipal e estadual, isso significa que pelo menos 155 bairros estão carentes desse serviço.

Com relação à qualidade, apenas 47% dessas 332 escolas conseguiram índice Ideb de 6 ou mais. Essas são consideradas boas escolas públicas para o ensino fundamental de 1º a 5º ano. Elas se concentram principalmente na Região Noroeste de Belo Horizonte.

As 10 melhores escolas públicas de Belo Horizonte, segundo o Ideb para o ensino fundamental de 1º a 5º ano são:

EscolaBairro (Região)Ideb
EE Duque de CaxiasSanta Helena (Barreiro)8.2
EE Madre CarmelitaBandeirantes (Pampulha)7.8
Colégio Tiradentes/PMMGMinas Caixa (Venda Nova)7.6
EE Marechal Deodoro da FonsecaSanta Inês (Leste)7.6
EM Maria Modesta CravoCidade Nova (Nordeste)7.6
Centro Pedagógico da UFMGPampulha (Pampulha)7.5
Colégio Tiradentes/PMMGSanta Tereza (Leste)7.4
EE Helena PenaSagrada Família (Leste)7.3
EE Pandiá CalógerasSanto Agostinho (Centro Sul)7.3
EE São BentoPrado (Oeste)7.3

Melhores escolas públicas de BH no ensino fundamental do 6º ao 9º ano

O índice Ideb para as escolas públicas do ensino fundamental do 6º ao 9º ano de Belo Horizonte é de 4,7, bem abaixo da média das escolas públicas do ensino fundamental dos primeiros anos. Também está muito abaixo da meta de 6 pontos a serem alcançados até 2022. As escolas que atingiram 6 ou mais pontos no Ideb são consideradas boas escolas públicas nesse segmento.

A desigualdade tanto quantitativa quanto qualitativa na oferta do ensino fundamental público se acentua no ensino fundamental de 6º ao 9º ano em Belo Horizonte.

Os 487 bairros são atendidos por apenas 285 escolas públicas. Dessas, 27% não participaram do processo de avaliação do Ideb, destacando-se as escolas das regiões Centro Sul, Norte e Leste, com mais de 55% de absenteísmo ou número insuficiente de alunos participantes das provas de português e matemática.

Foram apenas 7 as escolas públicas de Belo Horizonte a conseguir 6 ou mais pontos na classificação do Ideb. Essas são consideradas boas escolas públicas para o ensino fundamental de ,6º a 9º ano.

As 10 melhores escolas públicas de Belo Horizonte, segundo o Ideb, para o ensino fundamental de 6º a 9º ano são:

EscolaBairro (Região)Ideb
Colégio Militar de Belo HorizonteSão Francisco (Pampulha)7.5
Centro Pedagógico – UFMGPampulha (Pampulha)6.8
EE Padre Marzano MatiasRio Branco (Venda Nova)6.4
EE Pedro IICentro (Centro Sul)6.1
EM Dom BoscoDom Bosco (Noroeste)6.0
EE Ordem e ProgressoNova Gameleira (Oeste)6.0
EE Olegário MacielCentro (Centro Sul)6.0
EE Margarida BrochadoGlória (Noroeste)5.9
EE Getúlio VargasSerra Verde (Venda Nova)5.9
EM Dulce Maria HomemMiramar (Barreiro)5.8

Melhores escolas públicas de BH no ensino médio, segundo o Ideb

A média do Ideb das escolas públicas de ensino médio de Belo Horizonte é de 4.0, ainda muito distante da meta de 6 pontos até 2022.

A única escola que ultrapassou essa meta foi o Colégio Militar de Belo Horizonte, alcançando 7.5 no Ideb. Todas as outras ficaram abaixo da meta de 6.0. Pode-se considerar o Colégio Militar como a única boa escola pública de Belo Horizonte no ensino médio. Esse Colégio pertence à rede federal de ensino.

Belo Horizonte possui apenas 137 escolas públicas estaduais e federais que oferecem o ensino médio. A rede municipal só oferece o ensino fundamental. Quase a metade das 137 escolas ou deixaram de participar do processo de avaliação do Ideb ou o número de alunos participantes foi insuficiente. 

As 10 melhores escolas públicas de Belo Horizonte, segundo o Ideb 2019 para o ensino médio são:

EscolaBairro (Região)Ineb
Colégio Militar de Belo HorizonteSão Francisco (Pampulha)7.5
Colégio Tiradentes/PMMGMinas Caixa (Venda Nova)5.8
EE José Heilbuth GonçalvesSanta Branca (Pampulha)5.7
EE Isabel da Silva PolckPalmares (Nordeste)5.7
EE Carlos Drummond de AndradeFloramar (Norte)5.7
Colégio Tiradentes/PMMGGameleira (Oeste)5.7
EE Madre CarmelitaBandeirantes (Pampulha)5.6
EE Juscelino Kubitschek de OliveiraParaúna (Venda Nova)5.3
EE Bolívar Tinoco MineiroRibeiro de Abreu (Nordeste)4.9
EE Nossa Senhora AparecidaJardim América (Oeste)4.6

O que é Ideb, indicador utilizado para avaliar o ensino fundamental e médio

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, pública, criado em 2007 pelo MEC e calculado a cada dois anos. O objetivo é medir a qualidade do aprendizado em nível nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O índice é a média da escola, não do aluno. A meta nacional é de se alcançar 6 pontos até 2022, correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. As escolas que atingiram 6 ou mais pontos em cada segmento são consideradas boas escolas públicas.

O índice Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e dos resultados de duas provas, uma para as escolas e outra, de português e matemática, para os estudantes. É o único indicador de qualidade que dispomos no Brasil para as escolas públicas de cursos regulares de 1º e 2º graus. 

Uma comparação com o ranking do Ideb mostra que apenas 3 escolas estão também no ranking do Enem. O Ideb só avalia o ensino médio público regular, não avalia escolas técnicas.

Outra razão para essa diferença entre as listas é que o Ideb avalia estudantes matriculados no ensino médio, em todas as séries. Para o ENEM candidatam-se concluintes do ensino médio e os que já o concluíram a mais tempo. No Enem, os participantes frequentam também cursinhos pré-vestibulares, além do curso regular do ensino médio.


Compartilhe