O Parque das Dunas ocupa uma área de 1.172 ha. na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. É considerado o maior parque urbano sobre dunas e o segundo maior parque urbano do Brasil, superado apenas pela Floresta da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.
Criado em 1977 como a primeira área de preservação do Rio Grande do Norte, foi reconhecido pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.
No mapa abaixo o Parque das Dunas está representado em cinza

A entrada do Parque é pela Avenida Almirante Alexandrino Alencar, s/n, no bairro Tirol. O parque faz limite com os bairros de Mãe Luíza, Tirol, Nova Descoberta, Capim Macio, Ponta Negra e com a Via Costeira, uma das principais vias de acesso à cidade. Às margens dessa rodovia se encontra o Centro de Convenções de Natal e inúmeros hotéis de alto padrão do bairro de Ponta Negra.
O Parque das Dunas é uma área de grande importância para a qualidade de vida da população de Natal, principalmente para amenizar o clima dos bairros que o circundam. Mas não só por isso. As dunas são responsáveis pela realimentação e proteção do lençol de água subterrâneo que abastece parte da cidade. A vegetação existente é que fixa as dunas impedindo que as areias se movam impulsionadas pelo vento, o que poderia soterrar áreas urbanizadas. A flora compreende mais de 250 espécies nativas da Mata Atlântica.
Atividades noParque das Dunas
Existem programas distintos de manejo para cada uma das cinco zonas. Na Zona de Uso Intensivo fica o Setor de Uso Público, também chamado de Bosque dos Namorados. É onde há infraestrutura para o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, educação ambiental, lazer e turismo ecológico.
No Bosque dos Namorados encontram-se o Centro de Visitantes, a Unidade Mostra de Vegetação Nativa, o Centro de Pesquisa, com laboratórios de botânica e zoologia, o Anfiteatro Pau-Brasil, a Folha das Artes, o Setor de Informações, a Oficina de Educação Ambiental e Artes, o Viveiro de Mudas, a área para piquenique; um tabuleiro de xadrez gigante, o restaurante, a área para descanso e o parque infantil.
Localizada numa região central de Natal, a área é muito procurada pelos moradores da cidade para praticar atividades físicas ao ar livre como caminhadas e corrida nas três pistas de cooper, para levar as crianças ao parquinho que tem brinquedos de madeira, ou fazer um piquenique nos finais de semana.
Trilhas
Outra atividade muito interessante oferecida pelo Parque são as trilhas guiadas que explicam detalhes sobre as espécies de árvores e da fauna local. Há 3 tipos de trilhas disponíveis e elas devem ser feitas com reserva antecipada, porque dependem de um número mínimo de participantes. Para trilhar é necessário obedecer a algumas regras: mas regras, cujo cumprimento é garantido pela presença de um policial ambiental:
- usar calçados tipo tênis ou botas,
- não colher folhas, flores, frutos, sementes, raízes ou cogumelos,
- não capturar animais,
- não fumar ou provocar incêndio,
- não entrar no parque com arma, explosivos, faca, facão, machado, tinta, spray ou similares,
- fazer silêncio ao longo do percurso, de forma a respeitar o ambiente, bem como possibilitar ouvirem-se os sons da natureza,
- jogar o lixo nas lixeiras,
- seguir os painéis informativos e obedecer às instruções dos funcionários do parque.
Existem 3 trilhas no Parque das Dunas: Perobinha, Peroba e Ubaia Doce. As duas primeiras cortam o Parque no sentido leste-oeste, saindo do Bosque dos Namorados e chegando até aos dois mirantes na Via Costeira onde é possível desfrutar de uma paisagem exuberante das praias e do Morro do Careca.
TRILHA PEROBA: Recomendada para adolescentes acima de 10 anos e adultos. Tem 2.400m de extensão (ida e volta), e um tempo médio de percurso de 1,30h. O número mínimo de participantes é de 5 pessoas e o máximo, de 25.
TRILHA UBAIA DOCE: Trilha com um nível alto de dificuldade, é recomendada para pessoas com bom condicionamento físico, com idade acima dos 18 anos. Tem uma extensão de 4.400m (ida e volta) e um tempo médio de percurso de 2,30h. O número mínimo de participantes é de 5 pessoas e o máximo, de 20.
TRILHA PEROBINHA: Recomendada para crianças a partir de 6 anos e adultos sedentários. É um atalho da trilha Peroba. Tem 800m de extensão (ida e volta) e o tempo médio de percurso é de 40’. O número mínimo de participantes é de 5 pessoas e o máximo, de 25.
Horário e preço de entrada
O Parque das Dunas fica aberto ao público de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 8h às 17h30. A entrada tem o preço simbólico de R$ 1,00.
Não há excursões organizadas para grupos de turistas visitarem o Parque das Dunas, e são poucos os que sabem que o local pode ser visitado. Não se deve confundir o Parque das Dunas com a Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, que fica a 20km do centro de Natal, no município de Extremoz. Este Parque é um complexo que engloba uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental. É necessário alugar um buggy para esse passeio.
Luana é de Natal, se mudou para o Rio de Janeiro com 20 anos, para se formar em turismo. 6 anos depois, resolveu rodar o Brasil e morou nas seguintes cidades: Manaus, Porto Alegre, Florianópolis e Balnerário Camboriú.