Por diversos bons motivos, morar no Rio de Janeiro é o sonho de muitos brasileiros e até de estrangeiros. Após morar lá por vários anos, posso dizer que nem tudo é perfeito na cidade maravilhosa.
Por isso listei 9 motivos para não morar no Rio de Janeiro, desvantagens que eu considero na cidade, e que acredito serem relevantes para qualquer pessoa que esteja considerando se mudar.
Antes de começar, quero deixar claro que gostei muito de morar no Rio, é uma cidade que eu recomendo, mas que não é ideal para todos. Se você está buscando segurança e boa educação pública para seus filhos, por exemplo, provavelmente não será a melhor opção. Dito isso, vamos começar:
Alta criminalidade
Inúmeros assaltos, guerra às drogas, conflitos entre facções criminosas e intervenções militares são notícias frequentes nos noticiários. Esse cenário trágico faz com que o Rio de Janeiro seja considerado uma cidade perigosa para morar.
Um erro comum de quem não é da cidade é pensar que o perigo está restrito às favelas e bairros mais pobres. Grande parte dos assaltos está concentrada na zona sul, em bairros como Leblon e Ipanema. Quem dá bobeira com celular ou carteira à vista, em qualquer lugar no Rio, é assaltado, não tem escapatória.
Transito péssimo
O transito do Rio de Janeiro não é só um dos piores do Brasil, é também um dos piores do mundo.
Em uma pesquisa realizada pela empresa americana Inrix sobre as piores cidades para dirigir, Rio de Janeiro ficou classificada como a 7ª pior do mundo, e a 2ª do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

Segundo a pesquisa, os motoristas do RJ passam em média 199 horas no transito por ano, o equivalente a 8,3 dias. A velocidade média no centro da cidade é de 21km/h.
Pior transporte público do mundo
O transporte público no Rio de Janeiro também é muito ruim. Dependendo de onde você mora e trabalha, você tem que pegar uma combinação de alguns ônibus e metrô para chegar no destino, o que pode levar horas, além de sair caro.
Em 2018 o Instituto Expert Market nos Estados Unidos realizou uma pesquisa que classifica o Rio de Janeiro como a cidade com o pior transporte público do mundo. Nesse estudo foram consideradas 74 cidades, avaliaram tempo de viagem, distância percorrida, tempo de espera nos pontos, baldeações e custo.
Calor excessivo
O verão carioca é bem quente, com temperaturas que chegam a 40 graus nos dias mais quentes.
Não é um grande problema quando você vai a passeio, afinal, não tem calor que atrapalhe as praias incríveis do Rio. Mas para quem vai morar na cidade, o dia a dia pode ser desconfortável.
Desemprego nas alturas
Devido à diversos problemas econômicos e políticos, muitos desses ligados a corrupção, todo o estado do Rio vem passando por um período econômico ruim.
O número de desempregados na cidade mais que dobrou nos últimos 8 anos, chegando a 1,5 milhão em 2020, uma taxa de 17,4%, segundo o IBGE.
Segundo dados do Caged, o Rio de Janeiro foi o município brasileiro que mais fechou postos de trabalho em 2020. Foram 92.753 postos fechados no RJ, enquanto Porto Alegre, a segunda maior cidade com postos fechados, fechou 16.173.
Alto custo de vida
Rio de Janeiro compete com São Paulo pelo título de cidade mais cara para se morar do Brasil.
Em média, o aluguel de um apartamento de 85 metros quadrados em um bairro nobre custa R$5.255,00. Em termos de moradia, sem dúvidas é a cidade mais cara do Brasil.
Outra característica é a condição dos imóveis, que além de caros, costumam ser bem antigos.
Educação básica ruim
Rio de Janeiro tem um dos piores sistemas de educação do Brasil. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, a cidade ficou classificada em 20ª, dentre as 27 unidades federativas do país.
A nota atribuída às escolas do Rio de Janeiro foi de 3,2, bem abaixo da meta do ano de 4,4, o que ainda seria abaixo da média brasileira.
Comparando os 92 munícipios do estado do Rio, um foi pior avaliado que a capital, outro empatou e os outros 89 tiveram desempenho acima da capital.
Sistema de saúde precário
O sistema de saúde do Rio de Janeiro já estava em estado crítico mesmo antes da pandemia. Faltam médicos, estrutura adequada e medicamentos.
Em 2019 a situação chegou a tal ponto que alguns hospitais não recebiam mais pacientes, como o Hospital Federal Bom Sucesso, mesmo tendo capacidade para 1.200 atendimentos por mês. As pessoas já sabiam que não teria condições adequadas de tratamento e nem iam mais lá. Segundo o hospital, o quadro de médicos deveria ser de 200 pessoas, e contava com apenas 53.
Na mesma época, no Hospital Municipal Souza Aguiar, o maior em atendimentos de emergência do RJ, pacientes faziam fila do lado de fora, enquanto, lá dentro, os equipamentos não funcionavam. A situação é tão precária tiveram que fechar leitos em uma ala por risco do teto cair.
Corrupção por toda parte
A corrupção no Rio de Janeiro é um grande problema, tanto para a cidade quanto para o estado. Ambos estão quebrados economicamente e respiram corrupção há anos, o que consequentemente afeta o lado social, aumenta a desigualdade e a pobreza.
Para se ter uma ideia de como a coisa é feia, em dezembro de 2020 o prefeito Marcelo Crivella foi preso por participar da organização criminosa “QG da Propina”. O governador Wilson Witzel foi afastado do cargo por suspeitas de corrupção.
Com relação à antigos governadores do estado, todos nos últimos 14 anos foram presos. Luiz Pezão em 2018, Sérgio Cabral em 2017, Rosa Garotinho em 2017 e Anthony Gatorinho que foi preso 5 vezes desde que deixou o governo. Resumindo, todos os governadores eleitos no Rio de Janeiro e que ainda estão vivos, já foram presos.
De acordo com o Ranking de Transparência Internacional, em relação a transparência nos gastos do combate à pandemia, apenas Bahia e Roraima são menos transparentes que o estado do Rio de Janeiro, entre 27 estados.
Conclusão
Como falei no início, morar no Rio de Janeiro não é para qualquer pessoa. Os motivos para não morar na cidade apresentados aqui são pontos negativos que devem ser ponderados caso você esteja considerando a mudança.
Por outro lado, a fama de Cidade Maravilhosa não é atoa. Existem dezenas de motivos que fazem alguém querer morar no Rio, que podem muito bem compensar todos esses problemas.
Em breve farei um post com os principais motivos para morar no Rio de Janeiro, as vantagens, que são muitas e muito incríveis!
Luana é de Natal, se mudou para o Rio de Janeiro com 20 anos, para se formar em turismo. 6 anos depois, resolveu rodar o Brasil e morou nas seguintes cidades: Manaus, Porto Alegre, Florianópolis e Balnerário Camboriú.