Pular para o conteúdo

9 pontos negativos de morar em Belo Horizonte

pontos negativos de bh - inundacoes
Compartilhe

Como alguém que mora em BH e que também já morou em outras cidades, posso dizer que Belo Horizonte não é ruim de se morar. A maioria de seus pontos negativos são problemas comuns de grandes cidades brasileiras. Porém, existem algumas desvantagens maiores, outras menores, e as mais específicas da cidade.

Também existem vários mitos sobre BH ser um ovo, uma roça, ou de não ter nada para fazer. Não é sobre isso que estou falando, BH é uma cidade muito grande e cheia de coisas para fazer.

Quero ajudar na decisão de quem está considerando morar em BH. Afinal, saber os motivos de porque não morar na cidade é um fator importante neste momento.

Por isso, reuni 9 pontos que considero mais negativos de morar em Belo Horizonte:

1. O transito de BH é caótico

O transito de BH é bem ruim. Dependendo de onde você mora e trabalha, pode ser que você passe algumas horas no transito todos os dias, para se deslocar apenas algumas dezenas de quilômetros.

Em uma pesquisa realizada pela empresa americana Inrix sobre as piores cidades para dirigir, Belo Horizonte ficou classificada como a 18ª pior do mundo, e a 3ª do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a pesquisa, em horários de pico, em média, o transito nas principais regiões da cidade tem uma piora em relação aos horários livres de 50%. Quando se analisa apenas a zona sul, esse percentual sobe para 60%.

2. O Transporte público é muito ruim

Se o transito em geral é ruim, a situação do transporte público em BH é ainda pior. Os ônibus estão em péssimas condições, e nos horários de pico ficam completamente lotados, além de muitas vezes demorar para passar.

transporte-publico-bh

O metrô tem apenas uma linha com algumas paradas no trajeto. Se você não mora do lado de uma dessas paradas e estuda ou trabalha em outra, não é de grande serventia.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor realizou uma pesquisa em 2018  que classificou o transporte público de BH como o pior do Brasil.

Essa pesquisa avalia critérios como limpeza, manutenção, lotação, motorista e segurança. As notas vão de 0 a 10, e Belo horizonte tirou menos de 5 em todos os critérios avaliados.

3. Quase não tem ciclovias

Outro fator que poderia aliviar um pouco o transito são as ciclovias, mas este também não é um ponto forte de BH.

São aproximadamente 90 quilômetros de ciclovias espalhadas pela cidade que simplesmente não se integram.

Para quem usa a bicicleta como meio de locomoção, a imensa maioria dos trajetos são feitas no meio das ruas, junto dos veículos.

4. O custo de vida é alto

Belo Horizonte é a 4ª cidade mais cara para se morar do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Em média, o aluguel de um apartamento de 85 metros quadrados na região sul custa R$1.300,00. Considerando uma média geral da cidade, o custo de vida de uma pessoa morando sozinha em BH é R$1.500,00 por mês.

5. Não pode chover

É só chover um pouquinho mais forte que a cidade se transforma em um caos.

Inundações por toda parte, transito parado, árvores caindo, rios transbordando, deslizamentos acontecendo em áreas habitacionais e outras inúmeras tragédias, todas as vezes.

6. Não tem banheiro público

Simplesmente não existe banheiro público em BH, uma cidade que se diz turística, que tem vários eventos em ruas e praças acontecendo semanalmente, e que abriga tantos moradores de rua.

Acaba que o banheiro vira a rua, becos, praças e cantinhos mal escondidos atrás de uma árvore na calçada. Em alguns eventos muito grandes tem mictórios móveis, nunca no volume suficiente.

7. A Lagoa da Pampulha fede

A lagoa é linda, um dos principais cartões postais de BH, e cheia de atrações turísticas ao redor. O problema é que ela recebe esgoto e fede.

Chegando próximo à região da Pampulha já é possível sentir o cheiro desagradável da lagoa. Existem iniciativas para despoluir a lagoa, mas elas existem há anos e a situação não parece evoluir muito.

8. Não tem praia

Os Belo Horizontinos tentam compensar o fato com argumentos de que tem muitos bares, ou de que tem cachoeira perto.

A verdade é que as cachoeiras não são tão perto assim, ficam em outras cidades, um programa que requer no mínimo um dia inteiro.

Sobre os bares, tem muito mesmo. Mas considerando que quase toda praia também tem bares, e com vista para o mar, esse ponto tem que ser negativo para BH, não tem jeito.

9. Poluição, saúde e segurança ruins

Reuni esses últimos pontos em um, porque apesar de serem problemas reais de BH, não são tão graves quando se compara com as outras capitais do país. O que não quer dizer que são pontos positivos da cidade.

O volume de veículos, industrias e mineradoras ao redor de BH geram uma poluição muito grande.

Os hospitais estão sempre lotados, as filas nos postos de saúde são frequentes, com ou sem COVID.

A criminalidade é alta, o centro mesmo, é um lugar bastante perigoso.

Conclusão

Esses são os pontos que considero negativos de morar em Belo Horizonte, as desvantagens da cidade. Como falei no começo do texto, a maioria dos problemas citados existem em quase todas as capitais e grandes cidades do Brasil.

Para quem busca morar em uma cidade grande no Brasil, BH está entre as melhores delas. E para provar isso, em breve farei um post não com 9, mas com 18 pontos positivos de morar em Belo Horizonte!


Compartilhe